O Pilates na gestação

Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas alterações fisiológicas e principalmente posturais. E, para se adequar a essas mudanças, é importante que a gestante mantenha uma rotina de vida saudável e ativa, além de praticar uma atividade física adaptada para o período de gestação.

Como o Pilates prepara a mamãe para uma melhor gestação

Dentro da metodologia do Pilates encontramos as adaptações necessárias ao corpo da gestante. Com os exercícios do repertório trabalhamos a mobilidade da coluna, o alongamento dos músculos sobrecarregados nessa fase, o fortalecimento da musculatura postural e profunda, além do assoalho pélvico, tão importante nesse período da vida da mulher. O Pilates também ajuda no equilíbrio, na coordenação e na qualidade dos movimentos sem sobrecarregar as articulações.

A ativação adequada e o fortalecimento do assoalho pélvico e períneo vêm como aliados na prevenção da incontinência urinária, comum nesse período, devido a sobrecarga do peso do bebê sobre a musculatura e órgãos da mulher, além de auxiliar o trabalho de parto com o aumento da força de expulsão, no caso de um parto natural.

Mudanças na estrutura do corpo da mamãe na gravidez

Vamos pensar no corpo de uma mamãe com seu bebê na barriga. O peso do bebê desloca o centro de gravidade da mãe para a frente, daí surge o aumento da curvatura lombar (lordose lombar). A torácica com o aumento dos seios que se preparam para a amamentação também aumenta a sua curvatura (cifose torácica). A cervical tenta se equilibrar a essas mudanças aumentando a sua curvatura, a cabeça se desloca para a frente. Os ombros rodam para dentro e as escápulas, que tanto falamos durante as aulas, acompanham o movimento dos ombros.  Elas fazem uma protração, afastam-se da coluna.

Os benefícios do Pilates para uma mamãe pilateira 

Viram quantas mudanças ocorrem no corpo da mamãe? É claro que cada mamãe sente mais uma mudança do que outra. Mas é certeza de que o Pilates traz benefícios na gravidez e pode ajudar e muito no período de gestação a:

Reduzir as dores lombares e a tensão cervical;

Melhorar a postura;

Traz mais energia;

Promover tônus muscular, força e resistência;

Melhorar a circulação evitando edemas;

Trazer a consciência corporal para o bem estar da mamãe e do bebê.

A gestante vai e aprender a relaxar e respirar corretamente e isso auxiliará nesse período de tantas mudanças físicas e emocionais. Uma ótima preparação para o grande momento: o nascimento do bebê!

Você, mamãe, ou que está se preparando para ser mamãe, venha pilatear com a gente! Vale lembrar que é muito importante e fundamental ter a liberação médica para a prática de exercícios.

Anterior
Anterior

Essa tal de escápula

Próximo
Próximo

Pilates: equilíbrio do corpo e da mente