Gestão da dor

RUMO AO COMBATE À DOR

“O método Pilates é efetivo no tratamento da cervicalgia mecânico-postural crônica, apresentando melhora dos aspectos relacionados à dor, função, qualidade de vida (capacidade funcional, dor, estado geral de saúde, vitalidade e saúde mental) e redução do consumo de analgésicos”.

LUCIANA CAZOTTI, UNIFESP 2014

Este trabalho foi apresentado no ACR 2013 – American College of Rheumatology em San Diego

A dor crônica atinge pelo menos 37% da população brasileira, sendo as mulheres as mais acometidas, segundo estudos. A boa notícia é que o Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento das dores. Existem evidências que comprovam que o método é eficaz na redução da dor e incapacidade de diferentes condições crônicas.

Recentemente, a Luciana concluiu a dissertação de doutorado, realizado no departamento de Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia - UNIFESP, e comprovou a superioridade do Método Pilates na dor, qualidade de vida relacionada à doença, melhora dos sintomas depressivos, domínios dor e estado geral da saúde da qualidade de vida, cinesiofobia, redução do consumo de analgésicos e satisfação com o tratamento, quando comparado aos exercícios aeróbicos em mulheres com fibromialgia. 

O que é o Espaço Global Pilates de Gestão da Dor

É um espaço especializado e dedicado a pessoas que apresentam sintomas de dor, e que buscam a melhora da sua qualidade de vida. Os protocolos de atendimento aplicados são embasados em evidências científicas e nos anos de experiência utilizando o método Pilates como intervenção terapêutica.

Que tipo de dor tratamos

Fibromialgia, lombalgia, cervicalgia. Muitas podem ser as causas, mas DOR é DOR. 

Quem convive com dor crônica, às vezes, nem sabe mais o que é viver sem ela. Se o corpo dói diariamente é sinal de que algo não vai bem. A dor é multifatorial, e por este motivo é importante realizar uma avaliação com um profissional especializado que possa lhe auxiliar a identificar as causas da sua DOR.  Independentemente da causa, o Método Pilates pode ser aplicado em diversas condições crônicas.  

Entenda a sua dor

É possível que você viva com dor por tanto tempo que está habituado a ela. Faça um breve auto teste e inicie uma reflexão sobre conviver ou não com a dor. 

Você sente dor?

Qual a frequência da sua dor?

Seu sono é agitado ou mal consegue dormir?

A dor deixa você em um estado de irritação frequente? 

A dor te limita de realizar tarefas essenciais na sua vida?

Você nota que a dor compromete a sua concentração? 

Você sente medo excessivo de se movimentar e de realizar exercícios físicos? 

Se você respondeu sim à maior parte das perguntas, você pode estar sofrendo de um quadro crônico de dor e o Pilates pode ser uma opção eficaz de tratamento. 

Como funciona o espaço

Todo mundo sente dor de um jeito diferente. Somos seres únicos, portanto nossa principal premissa para vencer a dor é realmente ter um acompanhamento individualizado. O programa de treinamento é direcionado de acordo com a condição física de cada cliente.

Nossa abordagem

  • Etapa dedicada para conhecer o cliente e direcionar o atendimento a partir de uma avaliação inicial. Será realizado os seguintes procedimentos:

    · anamnese;

    · entrevista com o profissional especialista em DOR;

    · avaliação físico-funcional;

    · análise de exames de imagem.

  • Nesta etapa, o cliente receberá informações sobre como controlar os sintomas, através de técnicas de relaxamento e exercícios.

  • Após a avaliação, a nossa equipe irá elaborar um plano terapêutico, que pode incluir sessões de fisioterapia, aulas de Pilates e/ou outras intervenções recomendadas.

  • O tratamento da dor depende da atuação de profissionais da área da saúde e especialistas em dor, como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física e nutricionistas. Nesta etapa, se houver necessidade, o cliente é encaminhado para profissionais parceiros do Espaço, que atuam conosco no seu tratamento.

“O Método Pilates oferece diversas possibilidades para trabalhar de forma segura e individualizada. O repertório amplo de exercícios e os equipamentos que compõem todo o sistema, favorecem a conexão do corpo e da mente, sendo um grande aliado no combate e na prevenção das dores”.

Quem está à frente do Espaço Global Pilates 

Luciana Cazotti

Com mais de 20 anos de experiência em Pilates e os últimos 10 dedicados ao estudo e a pesquisas científicas que provam a eficácia do Método no tratamento da dor, a Luciana Cazotti é a fundadora do Global Pilates e do Espaço de Gestão da Dor. Especialista em DOR pelo Instituto Israelita Albert Einstein, a Luciana traz para a prática no Espaço DOR a aplicação do Método Pilates baseado nas evidências científicas, resultado das suas teses de mestrado “Avaliação da Efetividade do Método Pilates no Tratamento de Indivíduos com cervicalgia mecânico-postural crônica” e doutorado “Comparison between Pilates and aerobic exercises for women with fibromyalgia: a randomized controlled trial”, esta premiada no Congresso de Reumatologia 2022. O trabalho de conclusão também foi apresentação no European Congress of Rheumatology - EULAR 2023, em Milão.

  • “Passei a ter mais disposição, nenhuma dor no corpo, fortalecimento real dos músculos, enfim, uma melhoria bárbara na qualidade de vida”.

    Andrea Ferreira, cliente Global Pilates

  • “O que mais mudou com o Pilates foi ter uma vida com menos dores e com mais equilíbrio e flexibilidade corporais”.

    Osana Ekizian, cliente Global Pilates

  • “Melhora na qualidade de vida, ajudando a reduzir medicação e dores por artrose”.

    Vera Buchain, cliente Global Pilates

  • “Pilates é ter uma melhor consciência corporal, conhecendo e melhorando suas limitações. É se exercitar sem dor!”

    Rozi Araujo, cliente Global Pilates

Agora que você conhece melhor como trabalhamos no combate à dor, venha conversar com a nossa equipe e dar um passo importante rumo a uma vida mais saudável.