Global Pilates no combate à dor

 
young-woman-holding-hand-on-painful-neck-isolated-PLJBUQ7.jpg

Este post foi inspirado nos muitos de nossos alunos que tenho acompanhado profissionalmente e que nos procuraram relatando algum tipo de dor.

Ao longo dos quase 14 anos do Global Pilates, a realidade apurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que mais ou menos 30% da população mundial sofre com dores crônicas, com mais de 60 milhões de brasileiros que passam por esse problema, mostra-se nos nossos estúdios.

Foi com a certeza de que o método Pilates é um aliado valioso no combate à dor que optei por me especializar ao máximo nas terapias aplicadas à dor. E foi na ciência, ao mergulhar no mestrado em 2010, doutorado em 2015 e especialização em Dor, pelo Instituto Israelita Albert Einstein, que tenho aprendido muito sobre as causas e possíveis tratamentos da dor, com resultado. Juntei a ciência à experiência profissional de mais de 20 anos como educadora física e instrutora de Pilates e tenho atuado com cada vez mais afinco para aplicar o método Pilates no combate à dor.

O jeito Global de combater a dor

Todo mundo sente dor de um jeito diferente. Pode parecer que não, mas cada pessoa reage à dor de uma forma diferente, uns com mais intensidade e tolerância, outros nem percebem que o que sentem é, de fato, dor. Somos seres únicos, portanto a principal premissa para vencer a dor é realmente ter um acompanhamento individualizado.

Abordagem individualizada

Aqui no Global a abordagem ao cliente que sente dor, é individualizada. O programa de exercícios é direcionado de acordo com a condição física de cada cliente. Ao iniciar o acompanhamento com a nossa equipe, será realizada uma avaliação inicial através dos seguintes procedimentos:

  • Anamnese;

  • Entrevista com profissional especialista em DOR que aplicará instrumentos e questionários de avaliação específicos para cada caso;

  • Avaliação físico funcional que fornecerá o diagnóstico cinesiológico funcional através da aplicação de testes para identificar as possíveis disfunções musculares e/ou patologias envolvidas no quadro de DOR;

  • Análise dos exames de imagem;

  • Educação em dor – informações sobre como controlar os sintomas, através de relaxamento e exercícios;

  • Prescrição do protocolo terapêutico que consiste na aplicação da eletroterapia, quando necessário, e outras modalidades terapêuticas como a cinesioterapia e o Método Pilates;

  • Encaminhamento para equipe multidisciplinar.

Profissionais altamente especializados

Mediante aos diversos fatores que estão diretamente envolvidos na formação da experiência de dor, o melhor que poderíamos fazer no Global Pilates é contar com profissionais altamente especializados. Só para você ter uma ideia, fizemos parcerias importantes com outros profissionais da área da saúde, especialistas em DOR, como médicos, psicólogos e nutricionistas, além da atuação de fisioterapeutas e educadores físicos que compõem a equipe.

Essa mesma equipe se reúne com frequência para trocar informações sobre casos específicos, estudar soluções e formas de como aplicar protocolos de avaliação e tratamento que são validados cientificamente. Ou seja: é um trabalho feito com carinho, técnicas e olhar especializados, e dedicação.

Ambiente acolhedor

No Global Pilates, buscamos ao máximo criar um ambiente aconchegante e tranqüilo para que você se sinta seguro, utilizamos equipamentos modernos e indicados para vários tipos de casos.

A nossa metodologia funciona assim: realizamos a divisão dos alunos por grupos em nossas aulas, de acordo com os sintomas e sinais clínicos identificados, e os instrutores direcionam o treinamento para atender as necessidades de cada aluno.

Esta é a nossa prática diária, individualizar o atendimento para os nossos clientes. Além disso, também oferecemos acompanhamento multidisciplinar, para contribuir de forma efetiva nos casos que exigem mais atenção, especialmente as condições de dores crônicas.

Vida com Pilates e sem dor

E quem é que nos guia na busca pelo melhor atendimento, apoio e suporte no tratamento da DOR? Nossos alunos. É muito importante saber como eles se sentem, o que tem mudado em suas vidas e de que forma estamos ajudando em toda essa caminhada, que demanda tempo e muita dedicação.

Por isso mesmo, é com frequência que colhemos depoimentos das experiências dos alunos, para sabermos se estamos indo no caminho certo. E o resultado é animador, compartilho com você:

“Passei a ter mais disposição, nenhuma dor no corpo, fortalecimento real dos músculos, enfim, uma melhoria bárbara na qualidade de vida”, disse Andrea Ferreira.

Já para a Osana Ekizian, o que mais mudou foi ter a “Vida com menos dores e com mais equilíbrio e flexibilidade corporais”.

A Vera Buchain também está nessa batalha, com resultados que a tem deixado bem mais feliz: “Melhora na qualidade de vida, ajudando a reduzir medicação e dores por artrose”.

E outra que entra para o time sem dor é a Rozi Araujo, que garante que o Pilates “é ter uma melhor consciência corporal, conhecendo e melhorando suas limitações. É se exercitar sem dor!”

Então, depois de conhecer melhor como trabalhamos no combate à dor, o que você acha de dar um passo importante rumo a uma vida mais saudável? Venha conversar com a nossa equipe.